Perguntas Frequentes

Disponibilizamos nesta secção as respostas às questões que normalmente são colocadas pelas  escolas. Clique nas diferentes categorias para visualizar as respetivas perguntas/respostas. Se mesmo assim a sua dúvida não for esclarecida através desta lista, não hesite em enviar o seu pedido de esclarecimento através do nosso formulário de contacto.

Viabilidade

Quem paga o projeto?

O projeto é pago apenas pelos encarregados de educação e professores que voluntariamente optam por comprar o DVD e pelos apoios que venham a existir. A escola não tem qualquer encargo com o projeto.

Se o DVD não vender, quem paga o projeto?

Caso as vendas do DVD juntamente com os apoios não venham a cobrir os custos do projeto, a escola não terá de assumir, mesmo assim, qualquer encargo. O risco financeiro será sempe e apenas da Clave de Soft.

No entanto, a escola deverá assumir o compromisso de uma forte divulgação do projeto e da sua importância, junto da comunidade educativa. Um dos aspetos fundamentais a explorar no âmbito deste compromisso é a apresentação do projeto em reunião de pais.

Os pais são obrigados a comprar o DVD?

Não. Muito embora todos os alunos devam participar no projeto (ensaios, gravações, lançamento), nenhum deles é obrigado a comprar o DVD para poder participar.

A minha escola é pequena. O projeto é viável na minha escola?

Dado que o projeto é financiado apenas pela compra voluntária do DVD pelos pais dos alunos e professores participantes, bem como por apoios de instituições locais, se a escola tiver uma dimensão reduzida, torna-se essencial que a fatia dos apoios seja relevante, uma vez que o número de DVD's vendidos será também ele reduzido. Caso não existam apoios, o projeto apenas será viável se a própria direção da escola assumir a compra de um nº mínimo de DVD's que viabilize a sua realização.

Quais os custos associados ao projeto?

Os custos associados ao projeto são aqueles inerentes à gravação e edição de um DVD envolvendo uma equipa pluridisciplinar de profissionais - músicos, compositores, maestros, técnicos de vídeo, som e multimédia - que trabalham para a conceção do DVD-Master desde a criação das orquestrações originais dos temas e do hino da escola, passando pela captação das vozes e imagens dos participantes e acabando na edição em estúdio dos conteúdos audiovisuais para posterior montagem e authoring do DVD.

Planificação

Qual a duração do projeto?

Em média, o projeto "Sing the World" é realizado no espaço temporal de um período letivo, levando cerca de dois meses e meio a estar concluído.

Não é aconselhável prolongar o período de ensaios por mais de 6 semanas para não desmotivar os alunos.

Qual o passo seguinte depois da escola aderir ao projeto?

Após a adesão da escola ao projeto, o passo seguinte é a definição dos grupos de alunos (cada grupo é formado por duas ou mais turmas) e a atribuição a cada grupo de uma canção do repertório "Sing the World". É importante também definirem-se desde logo as datas de gravação e lançamento do DVD.

A escola tem alguma ajuda na planificação do projeto?

Sim. Tendo em conta a sua experiência de 17 anos a realizar projetos no mesmo âmbito, a Clave de Soft fornece à escola toda a documentação e esclarecimentos necessários à implementação do projeto nas suas diferentes fases.

A maior parte dessa documentação é disponibilizada on-line a partir da Área Reservada desta página web, com acesso através de um código que é fornecido à escola aderente.

De que forma a escola tem acesso à documentação de apoio para a implementação do projeto?

A escola poderá descarregar um conjunto de documentos que ajudam à implementação do projeto, a partir da Área Reservada desta página web,  após a formalização da sua adesão ao "Sing the World", altura em que lhe é fornecida a respetiva senha de acesso.

Repertório

Quem escolhe as canções a gravar para o DVD?

As canções a gravar pela escola e que irão constar no DVD são inteiramente escolhidas por esta a partir do vasto repertório disponibilizado pelo projeto "Sing the World".

De que forma são escolhidas as canções?

A partir da área reservada a escola tem acesso a todo o repertório "Sing the World" em formato MP3. Os professores de música poderão assim escutar as canções propostas e escolher aquelas que mais gostam e/ou se adequam melhor aos seus alunos.

Quais os materiais/recursos que o professor de música tem para trabalhar com os alunos?

Após a escolha do lote de canções que irão constituir a grelha do DVD, a Clave de Soft envia para a escola os restantes materiais de apoio para ajudar os professores nos ensaios com os alunos, nomeadamente:

  • As versões completas dos intrumentais com voz guia.

  • As versões instrumentais.

  • As partituras.

  • As letras.

A escola pode gravar um repertório diferente daquele que é disponibilizado no âmbito do projeto?

Pode, desde que as canções que a escola pretende gravar sejam canções tradicionais de qualquer parte do mundo e já existam orquestrações dos temas com qualidade. Caso a escola não disponha das orquestrações, estas poderão ser criadas para o efeito mediante um estudo prévio de viabildiade.

Hino da escola

Como é feito o hino da escola?

O hino da escola é composto e orquestrado sinfonicamente a partir de um poema fornecido por esta (poderá escutar aqui alguns exemplos). Caso a escola já tenha um hino, apenas é efetuada a sua orquestração.

Qual a estrutura do poema para o hino?

O poema para o hino deverá ter no mínimo 6 quadras, todas com métrica idêntica para facilitar a construção da melodia. Para ver exemplos de quadras já criadas por outras escolas clique aqui.

Conteúdo do DVD

O que contém o DVD?

O DVD contém os videoclips (filmados em HDV - Alta Definição) dos grupos participantes, um por cada canção gravada, o documentário institucional com imagens da escola captadas no âmbito do projeto, o hino da Instituição, bem como as entrevistas realizadas a alunos e professores.

Quantas canções pode/deve ter o DVD?

O número de canções do DVD depende do número de alunos, professores e pais que participam no projeto. Quanto maior for o número de participantes, maior será o número de canções. No entanto o DVD tem limitações de espaço e por essa razão não deverá ter mais de 30 canções, hino incluído.

Qual o preço do DVD?

O preço final de cada unidade de DVD situa-se regra geral nos 15 Euros, dependendo no entanto dos apoios que venham a existir. Casos houve em que o Município apoiou na totalidade o projeto pelo que o DVD foi oferecido a todos os participantes.

Autorizações dos pais

Porque é que os pais necessitam de autorizar os filhos a participar no "Sing the World"

A autorização apenas é necessária porque o projeto envolve a captação de imagens em fotografia e vídeo dos participantes o que obriga, por lei, à autorização de imagens efetuadas a menores de idade.

Como é que os pais autorizam a captação de imagens dos seus educandos?

Os pais autorizam a captação de imagens dos seus educandos no âmbito do projeto "Sing the World" assinando um folheto que lhes é entregue semanas antes da gravação (poderá descarregá-lo aqui). No mesmo folheto, o encarregado de educação é convidado a participar ativamente no projeto "Sing the World" ensaiando e gravando também ele a sua canção com os demais encarregados de educação. 

Os alunos que não estão autorizados pelos pais podem participar no "Sing the World"?

Os alunos que não têm autorização dos pais para a captação de imagens poderão participar em todas as fases do projeto "Sing the World" (ensaios, gravações, lançamento do DVD), desde que na fase das gravações apenas participem na captação de voz. No momento de captação das imagens, esses alunos têm de abandonar o grupo.

Ensaios

As turmas que constituem cada grupo têm de ensaiar em conjunto?

Não. As diferentes turmas que cantam uma mesma canção no DVD devem efetuar os ensaios individualmente. Apenas se juntam no dia da gravação para cantar em conjunto. Daí a importância de se efetuar o ensaio com a ajuda do instrumental fornecido, para que este constitua a referência para as diferentes turmas.

Existe alguma ajuda para ensaiar as canções a gravar?

Sim. O Professor de Educação Musical / Professor de AEC / Professor Titular de 1º ciclo / Educador de Infância poderá e deverá utilizar como recurso importante para o ensaio das canções, os instrumentais dos temas já cantados por uma voz guia que são enviados pela Clave de Soft, tornando desta forma o trabalho com os alunos mais simples e eficaz.

Cada canção é cantada por quantos alunos?

Devem ser criados grupos de duas ou mais turmas para cada canção, com uma média de 65 alunos por grupo. Os grupos não deverão ter menos de 40 alunos ou mais de 90, salvo exceções que deverão ser comunicadas previamente.

Gravações

Quanto tempo é necessário para a gravação de uma canção?

Cada canção é gravada numa hora. Significa que nos 2 dias estabelecidos para a gravação deste projeto, cada grupo, logo cada turma, apenas terá de despender 1h do seu currículo para a captação das vozes e imagens que darão origem ao seu videoclipe.

Onde é realizada a gravação?

A gravação pode ser realizada em diversos locais mediante a deslocação do estúdio móvel da Clave de Soft, desde que estes reúnam o mínimo de condições acústicas. Os locais geralmente escolhidos são: biblioteca da escola sede, auditório da escola sede, sala de música da escola sede, auditório municipal, sendo esta última, regra geral, a melhor escolha.

Produção / Edição do DVD

Quanto tempo leva a produção e edição dos DVD's?

Em media, são necessárias 3 semanas desde que os conteúdos captados na escola começam a ser trabalhados em estúdio até que os DVD's estão duplicados e embalados.

Encomenda do DVD

Como é efetuada a encomenda do DVD?

A encomenda do DVD é efetuada através de um talão de encomenda onde os pais assinalam se pretendem adquiri-lo. Os pais interessados devolvem o talão à escola juntamente com a verba correspondente à encomenda.

Quando e a quem deve ser entregue o talão de encomenda?

O talão de encomenda deve ser entregue no dia da gravação a cada aluno participante imediatamente após as gravações. No caso dos mais pequeninos deve ser entregue aos respetivos educadores. Nesse momento deve ser feita uma explicação de que os pais interessados no DVD deverão devolver o talão juntamente com a verba correspondente à encomenda.

Qual a informação constante no talão de encomenda?

O talão de encomenda informa sobre o conteúdo do DVD, a data e o local do seu espetáculo de lançamento e possui um espaço onde o encarregado de educação assinala se está interessado na encomenda do DVD, bem como na encomenda da foto de grupo que é tirada no momento da gravação. Possui ainda um código de acesso à área da respetiva escola, neste site, onde os pais podem visualizar  imagens em fotografia e vídeo dos seus educandos, captadas no momento das gravações. Clique aqui para descarregar um talão de encomenda genérico.

Quem faz a gestão das encomendas?

A gestão das encomendas deve ser feita pela escola, já que é a escola que recebe os talões dos pais interessados no DVD. Para tal, a escola deve assinalar, por cada turma, os alunos que encomendaram o DVD. Esta lista deverá estar presente no dia do espetáculo de lançamento, na banca de entrega dos DVDs aos pais que o encomendaram.

Alternativamente, o DVD poderá ser entregue aos alunos ou aos pais, na própria escola, um dia antes, ou um dia depois do espetáculo, para evitar aglomeramentos neste dia.

Lançamento do DVD

Em que consiste o espetáculo de lançamento do DVD?

O espetáculo de lançamento do DVD «Sing the World» constitui-se na apresentação do próprio DVD, com o desfile em palco dos grupos que o gravaram, cantando agora ao vivo, em simultâneo com a projeção em ecrã gigantes dos respetivos videoclipes.

Quem organiza o espetáculo de lançamento?

O espetáculo de lançamento é uma organização conjunta da escola e da equipa do "Sing the World".

Qual o guião do espetáculo?

O guião do espetáculo é o desfile das canções do DVD interpretadas ao vivo pelos grupos que as gravaram com a apresentação de um aluno/professor. Caso a escola pretenda, poderá intercalar pontualmente as canções com algum momento diferente preparado pelos alunos. Poderá ainda convidar um artista para enriquecer o espetáculo.

Please reload